Como o Estresse afeta sua saúde

O estresse é a resposta do organismo a situações que exijam uma reação imediata.

O estresse é a resposta do organismo a situações que exijam uma reação imediata. É a resposta de luta ou fuga, onde o corpo sofre alterações mentais, emocionais e físicas em condições estressantes.

É comum ter explosão súbita de energia e altos níveis de resistência em tempos de estresse. Haverá um aumento da frequência cardíaca, tensão muscular e respiração rápida, corrida de sangue para o cérebro e os músculos, e liberação de hormônios do estresse. Digestão e outras atividades desnecessárias estão parados porque a energia é necessária para situações estressantes.

Por isso, é comum que o estresse possa causar fadiga, dores de cabeça e problemas de digestão. Devido à fadiga, o sistema imunológico de nossos corpos irá baixar, por isso a capacidade de nossos corpos para resistir a infeções oportunistas será prejudicada.

O estresse também pode causar insônia que leva à fadiga. Além disso, a liberação de hormônios do estresse podem prejudicar a nossa cognição e aumentar os pensamentos negativos desnecessários que levará a mais estresse.

Sendo frequentemente expostos ao estresse, pode aumentar o risco de um acidente vascular cerebral. Também pode agravar os sintomas de asma e aumento do risco de ataque cardíaco.

O estresse também é conhecido por elevar temporariamente os níveis de pressão  arterial e os níveis de açúcar no sangue.

O estresse também pode causar perda de desejo sexual ou a capacidade de orgasmo que pode interferir com a sua vida sexual.

Além disso, o estresse pode contribuir para os maus hábitos como o tabagismo, alcoolismo e abuso de drogas, que é utilizado como um meio temporário para fugir do estresse.

Todos estes podem causar problemas associados com a riqueza, a saúde e também pode contribuir para a morte precoce.

Em conclusão, é importante controlar o estresse, porque não é possível evitar o estresse e ser livre de estresse em toda a sua vida. Assim, é importante ser capaz de identificar o estresse e saber como alivia-lo melhor.



Receba as atualizações deste blog!